Entrada da Noiva filmada por 13 câmeras ( Video Aisle )

posted in: Casamento, Vou me casar | 0

Como fotógrafo de casamentos e também como convidado, sempre me deparei com algumas dificuldades durante a entrada da noiva.

Como convidado

Mesmo quando eu consigo me sentar nas extremidades dos bancos / fileira de cadeiras que definem o corredor de entrada da noiva, em geral não consigo ver direito a noiva entrando. Isto porque, na maioria das vezes que me lembro, há uma série de profissionais de foto e vídeo atuando no corredor.

Fotógrafos, videógrafos e assistentes de iluminação que, na minha opinião, acabam por competir pela atenção dos convidados que deveria ser  direcionada para a noiva. Isto sem falar do restante da cerimônia em si, mas isto é assunto para outro post.

Como fotógrafo

Como fotógrafo, procurando não causar uma má experiência para os convidados presentes à cerimônia, procuro ser sutil, discreto, quase invisível. Por conta disto, fotografo a entrada da noiva ficando atrás do celebrante. Muitos dos convidados, não sei bem se por não estarem me vendo, resolvem fotografar a entrada da noiva com seus celulares, tablets e câmeras.

Até aí tudo bem. Muitos, porém, se empolgam e “invadem” o corredor com suas mãos, às vezes braços e já soube de casos até que simplesmente entram com o corpo todo para fazerem a foto ( deles ) e arruinar a do fotógrafo.

Nunca perdi uma entrada da noiva por conta dos convidados, até porque o corredor, em geral, é comprido o suficiente e não me importo de tirar dezenas de fotos da noiva caminhando pelo corredor.

Casamento Conectado ou Desconectado?

Há vários tipos de casamento ( formal, informal, na praia, no campo, retrô/vintage , pequeno/pocket ) e ultimamente ( ou até que não ) surgiu a categoria de Unpluged ( desconectado ) onde os convidados são gentilmente ( ou às vezes nem tanto ) solicitados que desliguem seus dispositivos eletrônicos.

Não vou comentar aqui os méritos de um ou de outro tipo. Neste caso, conversei com a noiva para saber se ela iria querer um casamento “pluged” ou “unpluged”. Fiquei sem saber o que ela queria, mas a constatação dela foi: “Pedir para meus convidados desligarem o celular? Isto não vai acontecer….”

 

Se não pode vencê-los, junte-se a eles!

Foi o que fizemos. Pense em todos os casamentos que você já foi nos últimos 2 ou 3 anos. Os convidados ( incluindo você ) usaram seus celulares ( ou que é pior, suas câmeras DSLR – aquelas “um pouco maiores” que um celular ) para fotografar a entrada da noiva?

Então… é quase um fato da vida. Já que os convidados iriam mesmo fotografar, resolvemos pedir a ajuda deles para que pudéssemos criar um vídeo bem diferente da noiva entrando. Assim como a noiva, eu também me identifiquei com a música “A million dreams” usada na cerimônia. Um dos meu milhões de sonhos era esta ideia de ter os convidados filmando a entrada da noiva.

Já havia dado esta ideia para algumas noivas, mas entendo que com a quantidade de coisas que elas já tinham com o que ser preocupar, não havia muito espaço para abraçarem mais este ideia ( responsabilidade ).

Ser o pai da noiva e assessor do casamento ajudou um pouco. Desta vez a noiva topou. Era preciso então criar um plano.

 

O projeto “Corredor do Vídeo”

A primeira coisa que é preciso entender é que não temos qualquer garantia de que teremos um vídeo da entrada da noiva. Se você quer ter toda garantia de ter um vídeo da sua entrada, então é melhor contratar um cinegrafista ( ou vários ) que vão garantir que você terá o seu vídeo.

A melhor razão para você optar por esta ideia ( Video Aisle ) é a de manter a cerimônia o mais tranquila possível sem as distrações causadas pelas equipes de filmagem. A ideia aqui é privilegiarmos a experiência dos convidados e dois noivos também que terão o corredor de entrada apenas para eles, e mais ninguém!

Não espere um vídeo perfeito, como já disse, nem espere por um vídeo. Será um bônus. Se der certo você terá o seu vídeo, se não, você terá suas fotos ( espero que você tenha contratado excelente fotógrafo ). Se você cuidar de todos o passos que vou detalhar a seguir, muito provavelmente você terá seu “Video Aisle”  ( se pronuncia “video aio” ).

 

Objetivo principal: Manter o corredor de entrada da cerimônia livre de “interferências”

Embora esperemos que no final das contas teremos um vídeo legal com a entrada dos noivos, o principal objetivo é, na verdade, conseguir fotos da entrada da noiva sem as invasões costumeiras pelos convidados. Afinal, nós como profissionais de foto / vídeo trabalhando em conjunto já estamos garantindo que não haverá fotógrafos e nem videógrafos no corredor….

Podemos considerar isto uma “troca de gentilezas”. Nós não atrapalhamos a experiência dos convidados e esperamos, em troca, que os convidados não atrapalhem a nossa experiência ( trabalho ) e o resultado final das imagens para os noivos.

Os participantes

Do ponto de vista de “blindarmos” o corredor com uma “parede de vidro” ( vai entender do que estou falando ao ver o vídeo de instrução para os convidados ), precisamos de TODOS os lugares que definem o corredor designados a “convidados especiais” que concordarem em participar do “Corredor do Vídeo”, mesmo que no final eles não filmem. Para evitar as “invasões” de outros convidados que não foram instruídos a respeito.

Convidando ( Contato pessoal )

É fundamental que em algum momento você tenha conversado ( de verdade ) com cada um deles. Pode ser pessoalmente ou por telefone ( chamada de voz ) ou video chamada, não importa. O que realmente importa é que você tenha certeza de que o candidato a participante do corredor do vídeo entendeu o que é esperado dele.

Aproveite esta ocasião para avisar que ele receberá instruções posteriores via um grupo ( WhatsApp, Facebook, ou qualquer outra ferramenta )

Crie um grupo de comunicação

Tudo bem, eu sei que a última coisa que as pessoas querem hoje em dia é participar de “mais um grupo de whatsapp”, inclusive eu. Então a primeira regra é já deixar bem claro, que o grupo só existirá por alguns dias sendo apagado logo após o casamento. Pode usar este grupo também para “convidar” seus amigos a participarem do projeto.

Mande a mensagem com algo do tipo “Quem topar diga qualquer coisa, quem não quiser é só sair do grupo….”

Frequência de contato

Não assuma que as pessoas lerão o que você escrever ou verão na íntegra os vídeos que postar no grupo. Sugiro que crie este grupo com 1 mês de antecedência.

Envie mensagens o mais curtas possível, com mais frequência. É mais provável que leiam 10 ou 15 frases curtas que ao olharem já conseguiram ler, do que 3 ou 5 mensagens de vários parágrafos.

 

Quantidade de participantes

Como já comentei antes, seria desejável, conseguir “blindar” o corredor. Então convide bem mais amigos do que o necessário para ocupar todas as posições disponíveis. No caso deste casamento, havia 34 lugares a serem preenchidos. Então foram convidados em torno de 50.

Muitos acabam se atrasando e não conseguem se posicionar nos lugares designados. Com esta primeira experiência, pude perceber que existem algumas posições realmente estratégicas ( do ponto de vista da filmagem ).

Em função da quantidade de amigos que “confirmaram” suas intenções de estarem lá a tempo de tomar seus lugares, garanta que a primeira e a última fila possuem alguém designado. Notem que marquei alguns lugares com verde claro ( os primeiros a serem preenchidos ) e outros com verde escuro ( após todos os verde claros já estarem tomados ).

Como a noiva ( na no diagrama ) é a única mulher do cortejo nupcial a entrar pelo corredor pelo lado direito quando acompanhada de seu pai ( pa no diagrama ao lado,  ou alguma outra pessoa ), na primeira parte da entrada os assentos verde-claros estão ao lado direito ( o principal a ser filmado é a noiva! ).

Em algum ponto ao longo do corredor a noiva e seu acompanhante param em esperam até que o noivo ( no no diagrama ao lado, venha até eles, onde acontece a troca de lado. Daquele ponto em diante a noiva agora está ao lado esquerdo do noivo. Por conta disto, agora os assentos verde-claros também estão ao lado esquerdo.

O ideal seria ter toda a primeira parte da entrada ( com a noiva ao lado direito )  e a segunda parte da entrada ( com a noiva ao lado esquerdo ) com assentos verde-claros preenchidos, porém isto pode ser bastante difícil de se conseguir

Não se esqueça do noivo.

Embora a noiva receba a maior parte das atenções no dia do casamento, é legal instruir as pessoas, que estiverem na primeira fila, para ficarem a postos para filmar a reação do noivo ao ver a noiva com o vestido pela primeira vez.

Instrua os participantes

Minha sugestão é que seja enviado um vídeo explicativo para o grupo. Perguntas podem aparecer no grupo e devem ser respondida para todos, pois outros podem ter a mesma dúvida. Depois, nos dias que antecedem ao casamento, envie mensagens bem curtas recapitulando os principais tópicos do vídeo.

Se possível, os participantes devem ser contactados poucos dias antes do casamento para confirmarem se eles realmente conseguirão participar do Corredor do Vídeo e chegar ao local com antecedência. Você já terá muito com o que se preocupar e deve contar com a ajuda de alguém ( assessoria ) para isto. É fundamental que a assessoria do casamento esteja completamente a par deste projeto.

Apenas como exemplo, mostro abaixo o vídeo que foi enviado para os participantes de nosso Corredor do Vídeo. Nem tudo que foi pedido no vídeo foi executado pelos convidados. Ainda bem, pois não tenho certeza se teria sido o melhor mesmo.

Por exemplo, para ter uma tomada limpa pelo fotógrafo da entrada na noiva, eu havia pedido para os convidados abaixarem o celular num dado momento. Mas não me havia dado conta de que caso isto realmente tivesse acontecido eu não teria a gravação daquele ponto. Não dava simplesmente para cortar aquela parte da filmagem, pois a música seria interrompida…

Claro que poderia usar a própria foto oficial da entrada no vídeo naquele ponto, mas ainda não sei qual é a melhor opção sobre isto.

 

;

A logística

Mesmo com toda a preparação e planejamento, algumas coisas não saíram exatamente como havíamos imaginado. Compartilho aqui algumas experiências para caso desejem replicar este projeto, tenham mais chances de sucesso.

Reserve os lugares

O Gil, cerimonialista do espaço Recanto Santa Rita, foi de grande ajuda para que o projeto acontecesse. De posse da folha de instruções abaixo, ele providenciou para que todas as cadeiras que definiam o corredor tivessem a instrução sobre o assento.

instruções para o corredor de vídeo

 

Acesso aos lugares reservados

Embora se possa imaginar que poderemos liberar primeiro os lugares reservados antes de convidar os demais convidados a tomarem seus assentos, na prática percebemos que teria sido melhor se os Participantes do corredor do Vídeo tivessem chegado ao local antes dos demais convidados e já tomado seus assentos. Entendemos que isto é mais fácil de ser dito do que feito

 

Recolhendo as gravações

Havíamos solicitado que as gravações fossem postadas com a hashtag do casamento ( #vgwed2018 ) ou enviadas para um e-mail. Embora isto fosse possível, ficou claro que a melhor forma teria sido já recolher as gravações durante o evento.

Para o próximo Video Aisle, usaremos uma rede wi-fi com uma pasta compartilhada disponível para ser possível enviar direto do celular o arquivo com a gravação. Isto pode ser feito durante o almoço/jantar. Desta forma já na saída do evento já teremos todas as gravações. São muitas razões que podem fazer com que não tenhamos acesso as gravações que os convidados fizeram (lembre-se: eles são convidados e não fornecedores…)

  • falta de tempo
  • indisponibilidade ( viagens )
  • falha no celular ( o celular de um dos convidados, simplesmente pifou! )
  • falha do aplicativo ( os arquivos de um dos convidados simplesmente sumiram. Felizmente, depois eles ressurgiram )

Então, faça um favor a você e ao seus convidados que não vão gostar de serem assediados por alguém em busca das gravações e já obtenha os arquivos durante o evento.

 

Editando o vídeo

Não se iluda, criar o vídeo final a partir das gravações dos convidados é um processo trabalhoso e especializado. Não tente isto em casa, a menos que tenha experiência com edição de vídeo profissional. A princípio pode parecer que se trata “apenas” de cortar uma série de vídeos e juntar os pedaços. Na verdade até é isto mesmo, mas você vai acabar percebendo que isto não é tão simples assim.  Farei um outro vídeo explicando como foi o processo de edição do vídeo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *